sábado, 18 de dezembro de 2010

Varicela.

Socorro!... estou muito doentinha... a mãe diz que pareço um bichinho. Tenho "borbulhas" em todo o corpo. E tenho tanta comichão! Sinto-me em baixo de forma. Só espero que isto passe depressa para eu poder estar bem no Natal... bebé sofre.

a...i...a

A minha primeira palavra de três sílabas. Águia.
Não sei se isto tem algum significado especial. Mas desconfio que o meu pai acha que sim...
;)

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

há uns tempos atrás

fui apanhada a planear viagens!
;)

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

domingo, 14 de novembro de 2010

coisas de que gosto

... mexer nas bijuterias da mãe... estou-me a preparar para ser vaidosa!

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Gosto de (des)arrumar.

E de arranjar novos sítios para as coisas. Por exemplo, não vejo porque não posso arrumar as minhas meias ou os meus bonecos nas gavetas da cozinha (que foi o que fiz há uns dias... e a mãe até achou muita graça!).
Ou porque não podem estar os tachos e panelas no chão, da cozinha, ou mesmo do corredor (porque não?!). Ora, se virmos bem, ficam muito mais à mão para poderem ser utilizados a qualquer momento.

Nem sempre os papás acham muita graça à minha criatividade, mas eu adoro desarrumar e arrumar coisas.

domingo, 17 de outubro de 2010

Descobri...

a sombra. Sim, foi uma descoberta bem gira! Fartei-me de lhe dizer adeus e ver como ela me acenava ao mesmo tempo. E depois diverti-me a esconder a minha sombra atrás da da mãe.

Não imaginava que a Vida pudesse ter coisas tão emocionantes!

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Palavras novas:

pai
mãe
táqui (está aqui)
caiu
bó (bola)
tio
vó (avó)
...

:)
estou uma conversadeira

Agora é oficial...

Já me farto de andar sozinha. Demorei bastante tempo a ganhar confiança... no dia do aniversário da mãe fiz-lhe uma boa surpresa e comecei a andar uns pedacinhos maiores sozinha. Mas ainda continuaram a ser poucos.

Hoje já andei muuuuuito, na escolinha e em casa.

Os papás gostam de ouvir os meus passos pequenos pela casa fora...

E estou a gostar tanto desta nova aventura, que nem quero descansar.

Quanto a outras novidades, sou conhecida lá na escola como a fera. Nem vale a pena se aproximarem de mim, porque eu bato-lhes logo que sinto o meu espaço invadido. Hummm... a mãe diz que não vou ter muitos amigos assim. Mas também, com esta idade, quem é que quer amigos?! Que eu saiba... ninguém!

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

dicionário - miês (da mia, claro!)

pê - peixe


pá - sapato


á - água


pá - pato


pé - chapéu


também sei dizer muito bem olá (que foi a minha primeira palavra com sentido), mamã, papá, popó

e ainda... sei imitar, muito bem, muitos animais, de entre os quais a cobra!... e esta, hem!

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Dia de novidades!!!

Hoje consegui, pela primeira vez, dar uns passinhos por mim própria. Já não preciso de ter o papá ou a mamã a abrirem muito os braços para eu me atirar para eles. Agora já consigo sozinha. Levanto-me devagarinho, ganho equilíbrio, e aí vou eu. Uns passos aqui. Uns passos ali. Nada de muito ambicioso por enquanto, porque tenho de ter calma para não cair, como dizem os papás. Mas já consigo sozinha! E tão felizes que nós estamos!!!
Yupiiiii!
:D

terça-feira, 27 de julho de 2010

O dia dos avós

celebrou-se ontem. E eu, como não posso estar pertinho dos meus sempre que me apetece (o que é uma pena, dada a mimoca que me dão), liguei-lhes para lhes dizer olá. E já os consegui surpreender, porque finalmente lá lhes disse "olá" pelo telefone. Acho que gostaram muito, dadas as vozes entusiasmadas!

(Os avós são facilmente entusiasmáveis... começa a parecer-me...)
;)

domingo, 4 de julho de 2010

Hoje consegui

ficar de pé sem qualquer apoio e... desatei a rir à gargalhada.
:D

sábado, 3 de julho de 2010

ainda a propósito das férias... ;)

olá... olá

Peço desculpa pela ausência prolongada, mas esta vida de bebé tem-me dado uma enorme trabalheira...

Ora e que vos posso eu contar da minha vidinha?!

Pois, ainda não vos falei das minhas férias com os papás, que foram absolutamente... maravilhosas. Ter a atenção toda dos papás é mesmo fantástico...
Da praia gostei da areia, de andar na areia, de ver os passarinhos, de andar na areia, de meter conversa com toda a gente à volta (para que os papás não passem despercebidos), de andar na areia, e... pouco mais... porque ainda não me conseguiram convencer de que estar no mar a tomar banho é uma coisa divertida. Eu só de me aproximar fico logo com frio! Quem sabe da próxima vez. Da piscina é que eu fui gostando cada vez mais. Primeiro não lhe achei muita graça, mas nos últimos dias já só queria ir para lá.

E andei, andei, andei.

E gatinhei de rabo no ar para não magoar os meus joelhinhos de princesa.

E ao jantar... ui ao jantar... fiz umas birras! Para além de estar sempre cansada e com sono àquela hora, os papás também demoraram imenso a perceber que eu já quero comer como eles. Claro que o facto de me vomitar toda de vez em quando por causa das tentativas de comer coisas de gente grande não me interessam absolutamente nada. Essa gestão é com eles. Comigo é mesmo só gritar. :)

Quanto ao regresso à vidinha propriamente dita... não tenho tempo para nada.

Estou quase a sentir-me apta a andar sozinha (já ando agarrada só a um dedo com alguma facilidade), o que me tem dado uma trabalheira. Gosto de explorar tudo o que me rodeia. Adoro subir e descer escadas. Há algumas destas coisas que deixam os papás com os cabelos em pé, mas eu finjo que não percebo e assim me vou safando. Eles pensam que eu ainda sou uma bebé... e enquanto pensarem isso estou (mais ou menos) safa.

E já tenho, para além de meio dente, mais dois a furar (um incisivo em baixo e outro em cima).

E ando a revelar o meu feitio que tem supreendido os papás (pela positiva e pela negativa). Mas disso vos conto outro dia porque agora tenho de ir dormir...

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Dentes

Tenho um dente a furar. Também já não era sem tempo! Já pica um bocadinho, apesar de ainda mal se ver.
O pior é que estou adoentada de novo e não me apetece comer, o que não está a contribuir nada para o meu aumento de peso (com o qual os papás e a pediatra não estão assim muito contentes). Mas não me apetece mesmo nada! Os dentes estão-me a debilitar... aquelas dores...
:(

segunda-feira, 3 de maio de 2010

1 aninho!

Olá amigos!

Já está na altura de fazer um ponto de situação sobre a minha vida de bebé, agora com 1 ano de idade já feito, o que, quer queiram quer não, me dá um certo estatuto.
E o que quererão saber sobre a minha pequena pessoa?!

Os papás dizem que sou preguiçosa, um bocado birrinhas (já o tenho demonstrado com alguns bons exemplos) e muito mimoquinhas (adoro abracinhos, para delícias da mamã).

Quanto a saúde, ou falta dela, neste primeiro ano somei duas otites e duas viroses. Nada de espectacular, mas dada a frequência do infantário, ou infectário, como lhe chamam lá na pediatria, não foi mau de todo. A cena dos percentis é que já esteve melhor: andei a rondar os 50, mas agora regredi um bocado, pelo que os papás já me avisaram que tenho de começar a comer melhor e deixar-me daquelas tretas de vomitar... eu por enquanto ainda não lhes liguei grande coisa. :)

As noites... ui as noites... os papás bem pensavam que isto era sempre a melhorar. Pois, mas não é! Depois de algumas noites completas, bem dormidas, sem interrupções, para recuperação dos meus progenitores, a coisa já passou de dramática (nas noites em que me doíam as gengivas) para a actual menos má (de acordo com os papás! porque para mim a ideia de acordar às 6 da madrugada e começar logo a aproveitar o dia para brincar é bem fixe!). Mas nada de ilusões, porque as noites dos bebés têm altos e baixos. Os papás estão avisados.

Dentes: não tenho ainda.

Gosto de gatinhar, brincar de pé, andar pelas mãos dos papás, brincar, brincar, brincar.
Adoro tudo o que mexe: cães, gatos, pássaros, e também coelhos, patos, galinhas, resumindo, tudo o que me aparecer à frente.

E gosto de me ouvir: de gritar, de palrar, quiçá de falar - olá, mamã, papá, dadá, tatá, e outros ininteligíveis.

Beijinhos e até breve!

segunda-feira, 5 de abril de 2010

brincadeiras que eu gosto de fazer:

- atirar coisas continua a ser uma das minhas brincadeiras favoritas; tenho cá um lançamento! (de quando em vez lá tem de ir a mamã ou o papá fazer a recolha debaixo do sofá dos brinquedos que eu já para lá lancei);
- colocar caixas dentro de caixas (perco imenso tempo a perceber quais cabem e quais não cabem e depois a abaná-las para fazerem "música");
- bater com brinquedos uns nos outros a fazer "música" (o último som divertido que descobri é o dos brinquedos a bater nos vidros... os papás não estão a achar muita graça, mas eu acho um espectáculo!); e
- gosto mesmo mesmo de dançar, e bater palminhas de contente com a música que adoro!

quarta-feira, 31 de março de 2010

Consegui, consegui, consegui

gatinhar!!!
Hoje, pela primeira vez, gatinhei. Já há muito tempo que me andava a preparar para este momento tão importante. Não é que eu estivesse sempre parada no mesmo sítio... nada disso... mas também não se podia dizer que eu gatinhava. Lá me deslocava conforme podia: perna para a frente, perna para trás, arrasta o rabo, deita, torna a sentar, em vez de deslocar para a frente desloca para trás, uma canseira no fundo.

Hoje muito de mansinho, lá comecei. Diz o papá: a mia está a gatinhar!? Diz a mamã: pois está!
Fizeram uma festa. Bateram palminhas. A mamã deu-me muitos beijinhos e abracinhos.

E pronto... é destas pequenas vitórias que é feita a vida de uma bebé!

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

mama

mamama mama mamama mama mamamamama...

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Adoro as chupetas dos outros.

Nunca gostei de chuchas. Os papás bem que tentaram impingir-mas, mas sem qualquer sucesso porque eu sempre as recusei. Contudo, agora descobri que é muito divertido roubar as dos outros meninos (no infantário) e chuchar. A mamã já disse que me podia comprar uma chucha diferente se eu quisesse. Mas não, eu não quero (até porque tenho uma grande colecção em casa para poder escolher). Eu quero mesmo as dos outros meninos... :)

Que querem que vos diga? É um daqueles casos em que se aplica claramente o ditado: "a galinha da vizinha é sempre melhor do que a minha".

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Não posso crer

que algum dia eu tenha dito isto. Que horror! Eu odeio ir à doutora. Ela é terrível. E os meu pais transformam-se em terríveis também naquele local, a que chamam consultório. Agarram-me e fazem-me coisas detestáveis. E eu grito... grito para que alguém me acuda. Mas ninguém me protege. Ninguém.

Iniciei-me esta semana no mundo das drogas...

ou leia-se antibióticos. Ah pois é!
Digamos que já andava curiosa: depois de tanto ouvir falar em bronquiolites, otites, gastroenterites, conjutivites, e outras ites, achei que estava na altura de experimentar uma dessas coisas. Isto de andar só constipada, há mais ou menos três meses, já não me bastava...
Por isso... tive febre, andei muito mal disposta, e estou a antibiótico... a doutora diz que é uma otite.
Espero, na verdade, já estar a melhorar, porque esta experiência afinal não é nada interessante e não tenho qualquer vontade de a repetir. Bastou para experimentar... e acho que os papás concordam comigo...

sábado, 2 de janeiro de 2010

Oito meses

Já tenho oito meses! E já mando cá em casa! Apesar de os papás pensarem que eu ainda não sei disto... shiuuuu... não lhes digam que eu vos contei...

Pois é, ando muito bem disposta! Nada de dentes, nada de gatinhar. Sou muito feliz sentada e acho muita graça quando me seguram de pé. Acho que essa coisa de andar deve ser bem catita.

Quanto a comidinha, nem sempre me apetece. Se me apetece, maravilha: sopas, iogurtes, fruta, papa; tudo marcha. Se não, tenho múltiplas possibilidades de demonstrar o meu desagrado, entre elas vomitar. Às vezes os papás stressam um bocado, mas normalmente mantêm a calma.

Desde o Natal ando-lhes a dar uma folguinha de noite... ando a pensar se me vou manter assim bem comportadinha... ou nem por isso... ;)

Beijocas a todos os que por aqui me vão visitando! Com votos de um excelente 2010.

Ah... já me esquecia de vos contar: adorei o Natal! As prendas, os miminhos,... o pior foi voltar à escola.
Quanto à passagem de ano não me aguentei... tive de ir dormir... acho que perdi um belo dum fogo de artifício, mas fica para a próxima, porque isto de ser bebé não é fácil!